terça-feira , 20 maio 2025
Lar Sem categoria Sonora:Polícia Militar Ambiental vistoria mortandade de peixes em braço do Rio Correntes
Sem categoria

Sonora:Polícia Militar Ambiental vistoria mortandade de peixes em braço do Rio Correntes

Agentes da Polícia Militar Ambiental de Coxim e São Gabriel estão no local investigando.

por:Paulo da Silva com PMMS 

A Polícia Militar Ambiental estão neste momento investigando as mortandades de peixes em um braço do rio Correntes. A apuração ocorre após divulgação de vídeos em redes sociais com imagens chocantes-, peixes agonizando em trecho do rio que parece assoreado.

Imagem de drone do canal e do leito normal do rio Correntes. Foto: PMA

O local fica no Estado de Mato Grosso, no município de Itiquira. Na vistoria os agentes verificaram que a vazão já tinha retornado ao normal.Segundo relatos de ribeirinhos o canal, que não tem grande vazão, perdeu cerca de 70 a 80% da água por cerca de um hora e meia e calcula que morreram em torno de 40 kg de peixes somente da espécie curimbatá. O rio Correntes que divisa os Estados de MS e MT não teve alteração no seu fluxo.

Braço do rio onde aconteceu a mortandade em sua vazão normal.Foto:PMA

No local estava a PMA de Rondonópolis e a Secretaria de Meio Ambiente do município de Itiquira (MT). A equipe seguiu para a sede de uma usina instalada no local para verificar qual a falha operacional que pode ter ocasionado o problema.

Peixes mortos no momento da perda da vazão do canal – foto de redes sociais. Reprodução

Após os procedimentos da  PMA serão encaminhados ao Ministério Público e aos órgãos ambientais para avaliação das consequências e possíveis autuações administrativas serão procedidas pelo órgão ambiental licenciador, no caso, o IBAMA.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Sem categoria

Sonora 37 anos: Divulgada programação oficial da festa de aniversário da cidade

A Prefeitura Municipal de Sonora, que tem Clarice Ewerling (MDB) como prefeita,...

Sem categoria

Sonora: Polícia Militar prende homem por descumprimento de medida protetiva; e ainda estava bêbado

A Polícia Militar na manhã de ontem (01/04), prendeu um homem de...

Sem categoria

Sonora:Polícia Militar prende dupla por lesão corporal e tentativa de homicídio

por: Redação com Assessoria, 5ºBPM A Polícia Militar prendeu na tarde do...