Nome de Mano é a possibilidade mais certa de MDB retornar à prefeitura sonorense.
por:Paulo da Silva
Lideranças do MDB em Sonora já se deram conta que o único nome do partido para derrotar o prefeito Enelto Ramos(DEM) em sua eventual tentativa de reeleição é do ex-prefeito Zelir Antonio Maggioni, o Mano. Mano resiste da ideia, mas uma ala mais radical dentro do MDB quer Mano candidato. Existe a possibilidade garantiu uma fonte.
O partido, depois da ‘traição’ de Enelto que foi para o Democratas lançou o nome do Presidente da Mesa Diretora da Casa de Leis, Raphael de Lemos como candidato. Ocorre que o nome do vereador não colou junto ao eleitorado sonorense e o partido está sem nome expressivo para disputar o pleito deste ano, com a exceção de Mano. Sobre Raphael e demais pares da Casa, pesa a denúncia de retiradas indevidas de diárias o que desgasta ainda mais o nome emedebista.
O MDB precisa preservar sua história e seus votos. E o partido é forte e as eleições passadas dizem isto. Tanto pela a eleição (2016) de Enelto que foi eleito pelo partido que depois foi para o DEM.
O ex-prefeito Mano por exemplo, nas eleições de 2018 foi candidato a suplente do candidato a senador, Wladimir Moka teve 4.425 votos em Sonora sendo portanto o mais votado na cidade. O deputado estadual Marcio Fernandes também do MDB obteve 906 votos foi o mais votado na cidade.
Com todos os percalços o partido insistirá. A traição política de Enelto está entravada na garganta de lideranças emedebistas. O prefeito usou o partido para chegar ao poder e depois os descartou. Deixou amizades estremecidas e se aliou a ‘um plano macabro’ que busca a extinção do partido no Estado. Tem se aproximado do PSDB, que poderá lhe oferecer o vice. Enelto inclusive foi eleito por conta da gestão do ex-prefeito Yuri Valeis.

Essa mágoa foi transformada em revanche, com gostinho de vingança e o partido está disposto a brigar com todas as armas para derrotar Enelto em sua tentativa de reeleição.
Mano até acompanhou Raphael logo no início, quando seu nome foi apontado. Nas visitas foram bem recebidos, mas o nome de Mano foi pedido por sonorenses que gostaria de vê-lo novamente no comando da prefeitura sonorense. Mano desconversava.
O partido tem a necessidade de reconquista a prefeitura. A ala em nível estadual precisa de referência na região norte e por isso força o lançamento de nomes para o executivo. O partido espera que Mano sinalize oficialmente isso. “Seria uma eleição mais fácil, pois as pessoas já conhecem Mano”, assegura uma liderança
Mano…
Por ter administrado Sonora por dois mandatos, Mano é nome agregador e tem prestígio junto a sociedade sonorense, isso ninguém duvida. Lideranças emedebistas já se deram conta que Enelto é um nome que se popularizou mas é frágil no quesito estrutura de campanha. Foi o MDB que arregimentou e fez Enelto eleito com expressiva votação nas últimas eleições municipais. As relações de Mano e Enelto não foram rompidas. Entretanto, é lógico que ficou ela ficou estremecida.
Enelto teme Mano…
O prefeito de forma discreta tem falado em sua tentativa de reeleição. Seus olheiros monitoram os passos do MDB e de outros nomes. Mas, o nome que tira o sono de Enelto é o do ex-prefeito Mano. Enelto tem medo de enfrentar Mano, sabe que a peleja será difícil. Peitar Mano seria um risco considerável e Enelto, um mero neófito na política poderia ter uma derrota angustiante.

Por hora, o MDB está avaliando as possibilidades e realizam reuniões entre gente graúda e preparam a melhor estratégia. Enquanto isso, Enelto tem uma pandemia que trava sua gestão e além de ter que estruturar sua tentativa de reeleição. Um quadro incerto e um MDB sedento de vingança política assombra o Enelto.
Deixe um comentário