O PSDB que já teria declarado apoio a pré-candidatura de Clarice Ewerling (MDB) poderá recuar do apoio do projeto emedebista para as eleições municipais. De acordo com fontes, Enelto teria exigido o compromisso firmado nas eleições de 2022; que ao apoiar a candidatura do hoje governador Eduardo Riedel, daria as cartas nas eleições municipais. Ou seja; teria todo os recursos e apoios para deixar o seu sucessor.
Dito e feito. Agora, o prefeito exige que se cumpra o combinado. Enelto anunciou que apoia a pré-candidatura do vereador Dalmi Tuta, o Tutinha de seu partido o PP. Ezequiel Reginaldo do PSB também está no páreo. Os dois estão numa disputa interna; o que sair melhor numa pesquisa final sai na cabeça. O segundo colocado será aclamado vice. Uma sondagem eleitoral nos próximos dias irá definir melhor a estratagema. Nessa estratégia toda, tem a senadora Tereza Cristina e deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro. Ambos muito bem votados nas eleições passadas por prestigio de Enelto e Ezequiel.
Gerson e o representante do governo, Eduardo Rocha, que veio trazer presentes para Sonora e que é esposo da ministra Simone Tebet participaram de uma janta na chácara de Enelto no domingo (2). No cardápio, moqueca de peixe e articulações políticas. A orelha de Clarice deve ter ficado puro fogo. Depois foram festejar nos camarotes, ouvir Eduardo Costa.
Valter e foto com a Loura…
Pois bem. Antes dessa articulação de Enelto, pastor Valter já teria se irritado com o prefeito e foi cantar em outro terreiro político. Foi justamente tirar foto com Clarice e os ‘cardeais’ do MDB. Vislumbrou a possibilidade de ser novamente vice. Desejo também nutrido pelo também ‘tucano da mais alta plumagem’, Jansen Peixoto. Este caiu em ‘desgraça política’ após comprar 2 Compass para transportar seus pares-, embora cada um tenha veículo próprio. Isso sem falar no rolo da falsificação de documentos da Casa de Leis em 2013. A bronca está na justiça. Outra dor de cabeça para Jansen.
O filme dos dois não anda muito bem junto ao eleitorado sonorense. Valter ao pular do barco de Enelto, muitos viram como conveniente, dado ao fim de mandato junto com Enelto. Para Jansen, seria sua válvula de escape; reeleição parece distante depois de suas ações polêmicas no comando da Casa.
É o jogo da política que tem novos desdobramentos. O PSDB é certo que recuará de seu virtual apoio à Clarice. Isso tem causado um certo pânico nos emedebistas que contava como certo o apoio tucano em sua ainda pré-candidatura. Terá que se valer de poucos aliados, como o ex-prefeito Mano que estava na festa.
Pesquisas feitas pelo lado de Enelto aponta que ela continua na frente. Mas, avaliam que a situação é parecida na passada quando ela perdeu para Enelto na reeleição por pouco mais de 100 votos. Até zoam com a coitada. Dizem que ela em questões políticas é como o famoso “cavalo paraguaio”; boa de largada e ruim de chegada. O PSDB local terá que escolher. Ou ser obrigado a apoiar os ditames do partido estadual ou ficar sem palanque e sem dinheiro para tocar suas campanhas. E isso serve para os pretensos vereadores. São os graúdos do PSDB que mandam. Manda quem pode, obedece quem tem juízo. E o mundo gira. Voltaremos.
Deixe um comentário