Interdição ética acontece pela primeira vez no município; prefeitura diz que irá recorrer.
Os postos de Saúde dos bairros São Luiz e Santo Antônio deverão ficar fechados. Somente o Posto de Saúde do bairro Marcelino permanecerá aberto.
Isso significa que os Técnicos de Enfermagem estão impedidos de atuarem nessas localidades, sob risco de responderem por infração ética. A decisão passa a valer a partir de amanhã, 11.
A determinação é do (Coren-MS) Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul, que exige que a prefeitura contrate enfermeiros para as unidades; São Luiz e Santo Antônio para poder supervisionar os serviços de enfermagem.
A gestão do prefeito William Fontoura (PP) já havia sido notificada desde de 2022, pelo órgão para agilizar a contratação de pessoal de enfermagem, mas não atendeu a demanda e agora, as duas unidades sofreram a intervenção.
O PNEWS encontrou em contato com o procurador do município, Dr. Leonardo Marçal que classificou como absurda a interdição e anunciou que entrará com recurso no Ministério Público para suspender a intervenção aplicada pelo órgão fiscalizador da enfermagem.
Entenda
Em Pedro Gomes só existe dois Postos de Saúde, na região central e bairro Marcelino. Os postinhos dos bairros São Luiz e Santo Antônio são uma extensão do bairro Marcelino. Nesses locais há atendimentos de forma escalonada, inclusive com toda a equipe da unidade Marcelino que é volante, ou seja que circula pelos demais postos nos seus dias de atendimentos. Um profissional fica no local para atender demandas como a distribuição de medicamentos, aferição de pressão e serviços básicos de enfermagem-, que não exige grande destreza técnica-, que não põe risco a vida de eventuais pacientes.
Deixe um comentário