Lar Sem categoria Pedro Gomes: Enfraquecido, Conselho Municipal de Saúde não realiza reuniões há mais de três meses.
Sem categoria

Pedro Gomes: Enfraquecido, Conselho Municipal de Saúde não realiza reuniões há mais de três meses.

Responsável pela pasta diz que órgão passará por reestruturação.

Por:Paulo da Silva

Criado para fortalecer a participação popular na gestão pública, o Conselho Municipal de Saúde encontra-se sem operação na cidade pedrogomense. O OPORTALPNEWS recebeu a denúncia de membros que representam lideranças comunitárias de bairros que nos relataram não estar mais havendo as reuniões mensais como deve ocorrer habitualmente.

Inoperância de CMS, poderá trazer sérios problemas para prefeito, William do Banco.No detalhe, Sandra que responde pela pasta e acima o atual prefeito William do Banco

O OPORTALPNEWS procurou outros membros de CMS, que confirmaram a não atuação do órgão fiscalizador da Saúde, na cidade de Pedro Gomes. Os membros ouvidos por este noticioso afirmaram que tudo indica, que a atual administração ( William do Banco) não tem interesse na real funcionalidade do Conselho e mesmo quando funcionava tinha ação enfraquecida. Relatam ainda que quando funcionavam, os membros indicados pela gestão pública tinha apenas figura decorativa, que desconheciam a total importância de sua funcionalidade.

A não atuação do CMS poderá acarretar problemas sérios ao prefeito William do Banco (PSDB), que poderá responder por crime de responsabilidade, uma vez que o Conselho é um órgão fiscalizador que respalda ou não os gastos das finanças públicas com a Saúde.

Por meio de aplicativo, este noticioso procurou o atual Presidente do órgão, João Marcos, porém, até o fechamento da edição desta matéria, não obtivemos resposta. Sandra Tereza Bedin Garcia que responde pela pasta da Saúde, declarou que o órgão passará por reestruturação por conta de alguns membros que saíram. Que já ouve indicação e que está tudo certo, garantiu Sandra.

Para que serve o CMS?

Tem a função deliberativa, com poder de decisão, participação e colaboração efetiva nos programas desenvolvidos em cada unidade de saúde.

 Como órgão de controle social, tem a função de fiscalizar,  o dinheiro da saúde, acompanhar as verbas que chegam pelo Sistema Único de Saúde (SUS), participar da elaboração das metas para a área. Atuar no controle de execução das ações na área da Saúde e tem que se reunir pelo menos uma vez por mês.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Sem categoria

Pedro Gomes: Identificado homem que morreu próximo a Serra da Arara; Flávio Francisco da Silva, 46 anos.

Velório e sepultamento será na região do Olho D’Água, onde reside familiares....

Sem categoria

Hepatite Delta avança entre ribeirinhos no Amazonas

Poucos pacientes estão em tratamento, segundo a Fiocruz. por: Agência Brasil Casos...

Sem categoria

Saiba o que muda no ensino médio com novo texto aprovado no Congresso

Texto segue para sanção presidencial. por: Agência Brasil Após sucessivos ajustes, com...

Página Protegida Por Direitos Autorais. Proibido Copiar!