Home » Pedro Gomes: Cidade completa 60 anos de emancipação política, neste sábado,11

Pedro Gomes: Cidade completa 60 anos de emancipação política, neste sábado,11

por Paulo Da Silva
0 Comente

Pedro Gomes, ficando idoso.

A cidade pedrogomense completa neste sábado, 11 de novembro, 60 anos de emancipação política administrativa. O município foi criado pela Lei nº 1.942, de 11/11/1963. Antes era distrito, subordinado ao município de Coxim.

A localidade se destaca pela Cachoeira Água Branca e Tauá. Ainda temos o Morro Timbiari, Salto do Tauá e Salto do Macaco, que são os principais pontos turísticos do município.

Cachoeira da Água Branca, principal ponto turístico da cidade.

Os municípios de Anaurilândia, Ivinhema, Jateí e Naviraí também aniversariam na mesma data, 11 de novembro.

Atualmente o município é comandado pelo prefeito William Fontoura (PP) em seu segundo mandato. Mauro Júnior (PSDB) comanda a Câmara de Vereadores.

Qual a origem do nome Pedro Gomes?

Muitas são as versões contadas pelos antigos pioneiros, mas nunca se chegou a uma conclusão definitiva, unânime. A mais popular, mais conhecida, é aquela em que o nosso Ícaro Cabloco, fazendo as suas asas de penas, colocadas com cera, quis fazer seu voo do alto da nossa serra.

Pulando lá de cima e voando como um pássaro por uns instantes, o nosso Ícaro infelizmente espatifou-se no chão, ou precisamente, no córrego que hoje leva o seu nome.

Nosso Ícaro

Outra versão, também muito conhecida, é que realmente o próprio Pedro Gomes aqui viveu por muito tempo. Na verdade Pedro Gomes Monteiro, dono da Fazenda Esperança.

Ele doou um pedaço de suas terras para fazer o distrito de Pedro Gomes-, que naquela época era ligado à cidade de Coxim. Isso pelos indos de 1.945 e 1.950.

O registro de doação deve está nos arquivos no Estado de Mato Grosso-MT, onde abrangia toda grande parte do Centro Oeste. Era apenas Mato Grosso, naquela época. A divisão entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul ocorreu em 11 de outubro de 1977.

Ainda sobre Pedro Gomes Monteiro-, fala-se inclusive os próprios parentes hoje residem nos Estados da Bahia e Minas Gerais, que comprovam este fato ou esta origem.

A cidade também é conhecida por Amarra Cabelo, onde muitos ou de forma pejorativa ou com carinho se retratam a Pedro Gomes. Os mais antigos moradores contam que as mulheres, quando havia festa na cidade, arrumavam ou amarravam os cabelos. Daí esta origem.

você pode gostar

Deixe um comentário

Aqui, mergulhamos no mundo das notícias e informações, trazendo para vocês uma plataforma dedicada a relatar os eventos mais relevantes e impactantes que ocorrem em nosso cenário local, nacional e internacional.

 

Somos apaixonados por compartilhar histórias importantes, investigar acontecimentos, analisar os fatos e apresentar uma visão completa e imparcial dos acontecimentos que moldam o nosso mundo.

Feito com  pelo time VCONLINE

You cannot copy content of this page