Pedro Gomes, ficando idoso.
A cidade pedrogomense completa neste sábado, 11 de novembro, 60 anos de emancipação política administrativa. O município foi criado pela Lei nº 1.942, de 11/11/1963. Antes era distrito, subordinado ao município de Coxim.
A localidade se destaca pela Cachoeira Água Branca e Tauá. Ainda temos o Morro Timbiari, Salto do Tauá e Salto do Macaco, que são os principais pontos turísticos do município.
Os municípios de Anaurilândia, Ivinhema, Jateí e Naviraí também aniversariam na mesma data, 11 de novembro.
Atualmente o município é comandado pelo prefeito William Fontoura (PP) em seu segundo mandato. Mauro Júnior (PSDB) comanda a Câmara de Vereadores.
Qual a origem do nome Pedro Gomes?
Muitas são as versões contadas pelos antigos pioneiros, mas nunca se chegou a uma conclusão definitiva, unânime. A mais popular, mais conhecida, é aquela em que o nosso Ícaro Cabloco, fazendo as suas asas de penas, colocadas com cera, quis fazer seu voo do alto da nossa serra.
Pulando lá de cima e voando como um pássaro por uns instantes, o nosso Ícaro infelizmente espatifou-se no chão, ou precisamente, no córrego que hoje leva o seu nome.
Outra versão, também muito conhecida, é que realmente o próprio Pedro Gomes aqui viveu por muito tempo. Na verdade Pedro Gomes Monteiro, dono da Fazenda Esperança.
Ele doou um pedaço de suas terras para fazer o distrito de Pedro Gomes-, que naquela época era ligado à cidade de Coxim. Isso pelos indos de 1.945 e 1.950.
O registro de doação deve está nos arquivos no Estado de Mato Grosso-MT, onde abrangia toda grande parte do Centro Oeste. Era apenas Mato Grosso, naquela época. A divisão entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul ocorreu em 11 de outubro de 1977.
Ainda sobre Pedro Gomes Monteiro-, fala-se inclusive os próprios parentes hoje residem nos Estados da Bahia e Minas Gerais, que comprovam este fato ou esta origem.
A cidade também é conhecida por Amarra Cabelo, onde muitos ou de forma pejorativa ou com carinho se retratam a Pedro Gomes. Os mais antigos moradores contam que as mulheres, quando havia festa na cidade, arrumavam ou amarravam os cabelos. Daí esta origem.
Deixe um comentário