por: Paulo da Silva
O futuro prefeito passa a imagem de prefeito apaziguador que busca harmonia-, falou até que vai entrar[na prefeitura] sem ‘espada e sem escudo’. Mas, alguém ameaçou confrontá-lo? Alguém lhe declarou guerra? Somos ‘de boa’-, estamos é ansiosos para ver suas primeiras ações de governo. Que a sua vitória nas urnas surpreendeu, isso sim. Derrotou um grupo político que contava até com a governadoria. Tudo bem que esse grupão não combinou direito com o eleitorado pedrogomense que pendeu para o lado do delegado. Sem sombras de dúvidas, foi a vitória das ideias inovadoras e não do dinheiro! Podemos cravar assim. Como se sabe, teve uma folgada vitória, 131 votos de vantagem.
Agora é governar né. Ganhar é uma coisa, gerir a máquina é outra coisa. Se antes, o doutor orava para o Grande Mestre Jesus ajudar ele a vencer a peleja política, agora é com ele né. Tocar a máquina. Longe de mim, ofender alguém com suas crendices, mas pensar que o Iluminado se envolva em coisas de política é algo surreal. Mas, ok. Vamos lá, a prefeitura tem agora-, terá um delegado no seu comando, queremos ver.
Há quem afirme que como o Dr. Murilo é um homem religioso, Jesus teria dado aquela forcinha para ele sentar na cadeira cativante do ‘Palácio do Amarra Cabelo’. Pouco provável. Nós sabemos muito bem que Jesus não tem título de eleitor e que ele não se mete em política. Ele é neutro. O Absoluto sabe que isso é uma decisão humana, meramente humana. Mas, tem uns que insistem que a profetada se cumpriu.
A história maluca de que um pregador um ano antes teria anunciado isso numa igreja durante um culto. ” Que essa cidade seria governada por um profeta”. Ora pois, que revelação óbvia. Murilo já vinha sendo ‘paquerado politicamente’ por esses líderes religiosos para encampar em política. Por fim, se decidiu a sair candidato e venceu um candidato conhecido com grande grupo e a tal ‘profetada’ se cumpriu assim?! Ah, senta lá Claudia. Há controversas.
Ele saiu vitorioso por que seu projeto era o melhor. Os inteligentes viram em Murilo, que já tinha sua imagem projetada na sociedade de homem bom e reunia as melhores condições.
Secretariado
A escolha de seu secretariado tem revelado qual a verdadeira imagem que o futuro gestor deseja apresentar: um prefeito centralizador e personalista.
Senão vejamos. As escolhas para seu primeiro escalão são de pessoas sem perfil político. Ele mesmo já tinha dito isso. Os escolhidos terão perfil técnico. Mas, e a política? É com ele, toma. O seu secretariado terá que produzir feito uma ‘formiga trabalhadeira’ e só ele e somente ele é quem irá usufruir dos louros políticos. Toma na cabeça. As escolhas de Murilo confirmam, portanto, seu perfil centralizador e demostra sua disposição de manter-se como o nome principal de seu governo, relegando os demais a papéis secundários. E ainda sobre uma pressão por resultados. Quer relatórios de produção senão; r-u-a= Rua. Toma na cabeça de novo! Ouça você mesmo:
E já sinalizou. Irá querer relatórios, resultados, produção… Senão produzir-, rua! Santa maldade Batman.
Marislaine Targino – Secretaria Municipal de Assistência Social, Isanete Dias – Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, Daniele Magalhães – Assessoria de Planejamento, Etenir Felipe – Procuradoria Jurídica, Josiele Severo – Secretaria de Administração, Marcioney Barbosa – Secretaria de Finanças, Alcindo Teodoro – Secretaria Municipal de Obras, Viação e Serviços Urbanos, Rodrigo Scalabrini – Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Falta Turismo e Saúde.
É só observar. São pessoas sem nenhuma expressão política. Gente totalmente desconhecida do cenário. Frisa que suas escolhas não é compromisso com ninguém. Ok. Mas, nos leva a entender que seu futuro secretariado não terá autonomia para decisões. Terão que combinar tudo com o ‘chefe’ antes. Tem ouvido opiniões, mas a palavra final é sempre sua. Toma bem tomado na cabeça seu distraído.
Quer personalizar sua gestão. Permita-me. Isso é um perigo. Vereadores vão querer mostrar que também são ‘autoridades’. Centralizar e personalizar ambiente político resulta em isolamento-, logo o futuro prefeito poderá virar um prefeito de gabinete-, administrado, egos, crises, brigas… caos.
Não são escolha políticas né? Mas, nos explica isso:
Seu Procurador Geral será o filho do vereador Etenir Honorato, o Tetê. Esse parlamentar é tido como um dos ‘traíra’ do então grupo de Normando. Ele nega. Corre a boca miúda que Biro só foi eleito por que abraçou a candidatura do delegado e não a do 45 por onde ele buscava o mandato.
Outro ponto. Murilo e os mais chegados desejam até interferir na escolha do futuro Presidente da Mesa Diretora da Câmara. Querem Rudimar Felix, neófito na política. Uma manobra para que o delegado tenha tranquilidade em tocar os primeiros anos de sua gestão. Se isso de fato ocorrer, que creio que não ocorra, a Casa perderá sua autonomia e o legislativo ficará refém do executivo.
Aqui uma aulinha de política. Os poderes são independentes, e Murilo que busque harmonia entre as Casas. Política é a arte de conversar. Construir pontes e se não der, faça uma pinguela. Se vire. Quem mandou virar prefeito.
Dr. Murilo parece ser um homem esforçado. É investigador, sabe da vida de cada um de nós. Quando nos fita, parece nos ver transparentes. Sua sagacidade nos deixa nus em sua frente. São qualidade de nosso futuro prefeito que a gente torce que o ajude a tocar a máquina.
Mas, naturalmente não sabe tudo. Precisa aprender a dança da política para poder ser implacável e astuto. Uma coisa é ser delegado, outra coisa é ser político. E pensa num troço complicado, melindroso, até pegar o ritmo traz muitos dessabores.
“Fogo amigo”
As decisões de Murilo têm respingado negativamente em seu grupo político. Tem gente chiando por que ficou de fora de uma boquinha em seu futuro governo. Tem uns que já falam em decepção. Planejam em vender até casa e ir até embora. Pode ir viu. Sabe aquela gente bajulenta que é como carvão; acesso de queima e apagado te suja? Pois então, é o que mais tem por aqui. Uma praga de todas as gestões.
Eu acredito. O novo é desafiador. Queremos contar está história. A quem diga que as coisas melhores, estão nas pessoas com altos títulos, que fez grandes realizações. Na verdade eu aprendi que são as nas pequenas coisas, nos afazeres diários do dia a dia, na insistência para que as coisas boas aconteçam, é que mantém o mal afastado e as coisas boas se realizam. O Dr. Murilo me passa isso e acredito que muitos acreditam nisso também. De qualquer forma saberemos agora de fato quem é Murilo Jorge-, pois para conhecer as pessoas, bastam-lhes dar o poder. Demos uma prefeitura a ele. Vamos ver no que vai dar.
Deixe um comentário