sexta-feira , 14 fevereiro 2025
Lar Sem categoria Conselho de Enfermagem diz que vai entrar com ação contra portaria que libera Ead na área da saúde
Sem categoria

Conselho de Enfermagem diz que vai entrar com ação contra portaria que libera Ead na área da saúde

Estadão

SÃO PAULO – O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) informou que vai entrar com uma ação judicial contra a portaria do Ministério da Educação (MEC) que autoriza as universidades a oferecer nos cursos de graduação até 40% da carga horário por meio do ensino a distância. Publicada na quarta-feira, 11, a mudança, que atende uma demanda das faculdades privadas, surpreendeu os conselhos profissionais e as instituições de ensino federais.

© Elza Fiúza/Agência Brasil Ministério da Educação (MEC)

A portaria incluiu os cursos da área da saúde e as engenharias na regra que permite ter 40% da carga horária ministrada a distância. Apenas os cursos de Medicina devem ter 100% das aulas presencialmente.

Em nota, o Cofen disse que a mudança “coloca em risco a população brasileira”, uma vez já que prejudica a formação dos profissionais da saúde. O conselho afirmou que as novas regras vão permitir, por exemplo, que até mil horas de um curso de Enfermagem seja a distância, o que equivale em algumas faculdades a um ano da graduação.

“O arcabouço teórico-vivencial com práticas em centros de saúde, hospitais e clínicas especializadas deve ser vivenciado desde o primeiro semestre da graduação em Enfermagem. O ensino a distância nessa área privilegia o mercado educacional em detrimento do cidadão brasileiro, além de colocar em risco toda a população brasileira”, diz a nota do conselho.

Para Sólon Caldas, diretor executivo da Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (Abmes), a resistência dos conselhos é injustificada, pois as faculdades não vão ofertar disciplinas práticas a distância, apenas as teóricas. No entanto, nem portaria nem outra lei especificam quais disciplinas poderiam ou não ser ofertadas nessa modalidade.

“Só vão ser ministrados a distância os conteúdos teóricos. Tudo que é prático vai continuar sendo feito presencialmente. Isso não tem como mudar e também somos contrários que haja cursos 100% Ead na área da saúde”, disse Caldas.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Sem categoria

Pedro Gomes: Homem não identificado leva dois tiros da Força Tática e chega morto no hospital

por: Paulo da Silva Um homem de 24 anos foi morto pela...

Sem categoria

Sonora: Confusão por venda de eletrodomésticos termina em agressão e ameaça

Do Coxim Agora Na tarde desta terça-feira (24, uma discussão envolvendo a...

♦ENTRETENIMENTO♦PEDRO GOMESSem categoria

Buchicho & Tretas: Murilo e ex-prefeito Vanderley em imagens de deslumbre com a diplomação e o número 5!

Destaque: Os dois registros de Vanderley Mota, então prefeito desta cidade e...