Lar Sem categoria Chá nosso de cada dia
Sem categoria

Chá nosso de cada dia

Bebida pode trazer muitos benefícios à saúde.

Além de saborosos, os chás, podem trazer inúmeros benefícios à saúde. Feitos à base de ingredientes naturais, como plantas, ervas flores, frutas e especiarias, essas bebidas podem oferecer nutrientes que ajudam no bom funcionamento do organismo, promovem a sensação de relaxamento, além de prevenir e auxiliar no tratamento de muitas doenças.

A bebida pode ser grande ainda grande aliada na recuperação de algumas patologias, como gripes, resfriados, dores de cabeça, estômago, cólicas menstruais, entre outros.

Encontradas em quase todos os mercados, as ervas utilizadas no preparo de chás são vendidas em forma de sachês, ervas frescas, desidratadas ou em cápsulas. Apesar das várias opções disponíveis, o ideal é utilizar as folhas das plantas, sempre que possível, e consumi-lo logo após o preparo para preservar todas as propriedades.

De acordo com a nutricionista da Unimed Campo Grande, Jackeline Stacy Ponciano, alguns chás são mais populares e, portanto, uns dos mais consumidos. São eles:

Cidreira– ajuda a diminuir o nervosismo, reduzir a compulsão pela comida, auxilia contra a insônia, cólicas no ventre e gases.

Camomila – auxilia na digestão, alivia cólicas abdominais, náuseas e diarreia. Também indicado como calmante para insônias e nervosismo.

Erva-Doce – alivia cólicas menstruais, de recém-nascidos e abdominais, além de auxiliar a má digestão.

Hortelã – atenua azia, gases e cólicas, alivia asma e bronquite.

Maçã – sedativo, digestivo, antidiarreico, descongestionante gripal, purificador, estimulante e indicado nos casos de colite.

Verde – possui efeito termogênico, ajudando na queima de gorduras, além de acelerar o metabolismo e prevenir o envelhecimento precoce.

Boldo – Ajuda na digestão, aumenta a produção da bílis eliminando gases, pedras na vesícula e no combate às lesões do fígado e do baço.

Alecrim – indicado para estresse físico e mental, depressão, gota e reumatismo, além de facilitar a digestão.

Branco acelera o metabolismo e a queima de gordura, ajuda a prevenir cáries, tem ação anti-inflamatória e antigripal, ativa o sistema imunológico e regenera a pele, atua na diminuição das taxas de LDL (colesterol).

Preto – inibe processos iniciais de cancro e reduz o tamanho de tumores já formados, previne doenças coronárias, reduz o colesterol e contribui para a saúde oral, reduzindo a sensibilidade dos dentes e o mau hálito.

Embora sejam produtos naturais, os chás devem ser consumidos com moderação. “Tudo em excesso faz mal, portanto, cada indivíduo não deve ultrapassar duas ou três xícaras diárias de cada erva, a não ser que tenha a indicação de um especialista para consumo superior”, destaca a nutricionista.

Stacy destaca que mesmo sendo naturais, é preciso estar atento, pois algumas ervas possuem contraindicações. “Mesmo sendo preparados à base de ingredientes naturais, alguns chás são contraindicados em alguns casos. Por isso a importância de consultar um médico antes do consumo contínuo”, pontua.

Comunicação Unimed Campo Grande
comunicacao@unimedcg.coop.br
(67) 3389-2531
www.unimedcg.coop.br

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Sem categoria

Pedro Gomes: Identificado homem que morreu próximo a Serra da Arara; Flávio Francisco da Silva, 46 anos.

Velório e sepultamento será na região do Olho D’Água, onde reside familiares....

Sem categoria

Hepatite Delta avança entre ribeirinhos no Amazonas

Poucos pacientes estão em tratamento, segundo a Fiocruz. por: Agência Brasil Casos...

Sem categoria

Saiba o que muda no ensino médio com novo texto aprovado no Congresso

Texto segue para sanção presidencial. por: Agência Brasil Após sucessivos ajustes, com...

Página Protegida Por Direitos Autorais. Proibido Copiar!