Home » Bispo e padres são presos em operação contra desvios de recursos na Igreja Católica em três cidades de Goiás

Bispo e padres são presos em operação contra desvios de recursos na Igreja Católica em três cidades de Goiás

por Paulo Da Silva
0 Comente

Prejuízo estimado é de mais de R$ 2 milhões, de acordo com o MP. São 13 mandados de prisão e dez de busca e apreensão em Formosa, Posse e Planaltina, no Entorno do DF.

G1

O bispo de Formosa, Dom José Ronaldo, quatro padres e um monsenhor foram presos na manhã desta segunda-feira (19) durante operação do Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) contra desvios de recursos na Igreja Católica em três cidades do Entorno do Distrito Federal. O prejuízo estimado é de mais de R$ 2 milhões.

Bispo de Formosa, Dom José Ronaldo, foi preso durante operação do MP (Foto: MP-GO/Divulgação)

A ação, batizada de “Caifás”, apura que o esquema se apropriava de dinheiro oriundo de dízimos, doações, arrecadações de festas realizadas por fiéis e taxas de eventos como batismos e casamentos. O G1 tentou contato por telefone e mensagem com a Diocese de Formosa, mas não recebeu retorno até a última atualização desta reportagem.

Ao todo são 13 mandatos de prisão e dez de busca e apreensão em Formosa, Posse e Planaltina. Além de residências e igrejas, um mosteiro também é alvo da investigação.

Segundo o promotor de Justiça Douglas Chegury, um dos responsáveis pela operação, foram apreendidas caminhonetes da cúria em nomes de terceiros, além de uma grande quantia de dinheiro em espécie, cujo valor ainda não foi divulgado.

De acordo com o MP-GO, a suspeita é que a associação criminosa atuava na cúria da Diocese da Igreja Católica de Formosa e outras paróquias relacionadas a elas nas outras cidades. As investigações começaram após denúncias de fiéis que relataram desvios iniciados em 2015.

Participam da ação cerca de dez promotores de Justiça, além das polícias Civil e Militar.

Mandados:

  • Formosa: nove de prisão e cinco de busca e apreensão
  • Posse: três de prisão e quatro de busca e apreensão
  • Planaltina: um de prisão e um de busca e apreensão.

    Ministério Público de Goiás cumpre mandados na Igreja Católica em três cidades (Foto: MP-GO/Divulgação)

você pode gostar

Aqui, mergulhamos no mundo das notícias e informações, trazendo para vocês uma plataforma dedicada a relatar os eventos mais relevantes e impactantes que ocorrem em nosso cenário local, nacional e internacional.

 

Somos apaixonados por compartilhar histórias importantes, investigar acontecimentos, analisar os fatos e apresentar uma visão completa e imparcial dos acontecimentos que moldam o nosso mundo.

Feito com  pelo time VCONLINE

You cannot copy content of this page