Estação começa sábado e clima será típico do período, com chuvas e calor.
Correio do Estado
Verão começa neste sábado (22) e a estação, caracterizada pelos dias mais longos e noites mais curtas, será marcada pelo clima típico do período em Mato Grosso do Sul, com temperaturas elevadas e chuvas fortes e rápidas, segundo aponta prognósticos divulgados pelo meteorologista Natálio Abrahão e pelo Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec).
No Estado, o verão começa às 0h19 do dia 22 de dezembro, dia que será o mais longo do ano.
O verão compreende os meses de dezembro, janeiro, fevereiro e parte de março. Temperaturas são elevadas no solo e no ar, o que favorece mudanças rápidas nas condições do tempo, com pancadas de chuva de curta duração e forte intensidade, principalmente no período da tarde, acompanhadas por trovoadas e rajadas de vento.
Para o verão 2019/2020, o acumulado de chuvas esperado é de 510 a 550 milímetros no Estado.
Chuvas podem estar associadas a passagem de sistemas de frontais e a formação do sistema meteorológico conhecido como Zona de Convergência, que tem como principal característica a ocorrência de chuva por vários dias, que pode ocasionar enchentes, deslizamentos de terra, quedas de árvores e pontes e destruição de asfaltos e estradas, comuns no período.
Há previsão de chuva acima da média em Campo Grande, Maracaju, Terenos, Bandeirantes, Ivinhema, Naviraí, Angélica, Novo Horizonte do Sul, Corumbá, Ladário, Porto Murtinho e Miranda.
Além das chuvas, verão é o período do ano de maior incidência de raios.
Com relação as temperaturas, em média costumam ser mais altas. Quando sol aparece, além do calor também há sensação de abafamento, devido a umidade no ar, que costuma ter índices elevados no período. Neste verão, as máximas devem ultrapassar os 32°C em média, mas podem chegar a 35°C no leste, norte e oeste.
Já as mínimas devem permanecer em torno dos 22°C a 24°C. Em Campo Grande, mínimas ficam entre 19°C e 21°C e máximas entre 29°C a 32°C.
Nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, aos raios ultra violeta estarão nos níveis máximos e é recomendado que a população evite se expor ao sol das 10h às 16h.
Verão termina no dia 20 de março, quando se inicia o outono.
Deixe um comentário