por:Paulo da Silva, atualizada as 7h.
No início de noite deste domingo(25) militares do Corpo de Bombeiros foram acionados para atender uma ocorrência de ataque de abelhas ocorrida na região da Serra da Arara que fica as margens da MS-215 com acesso de Pedro Gomes a BR-163.

Trata-se do fotógrafo José Robson Neves Feitosa que foi socorrido por Bombeiros de Coxim auxiliados por moradores da cidade pedrogomense. Ele foi atacado por um enxame de abelhas quando subiu em um morro para fazer fotografias. O local é usado para a realização de trilhas.
Robson estava consciente e orientado, porém muito debilitado, foi conduzido para o hospital Municipal de Pedro Gomes, Demétria Albano Ramos. O OPORTALPNEWS entrou em contado com a equipe de Bombeiros que confirmou a ação do grupamento na região, que tiveram que usar de técnica de rapel pois o local era de montanhas e de difícil acesso.
Uma das hipóteses para o ataque é o próprio trânsito migratório e a busca pela floração da vegetação.
Dicas de o que fazer e como evitar ataques de abelhas:
- Como primeira atitude após visualizado a existência de abelhas no interior da casa ou na via pública, é ligar 193 e isolar o local, não permitindo que crianças e animais domésticos se aproximem, principalmente de manhã, quando elas estão mais agitadas.
- Afastar-se, correr para longe, se possível.
- Não gritar, elas são atraídas por ruídos, principalmente os agudos.
- Nunca tentar atingi-las com bastões, água ou qualquer outro meio, mesmo que a colmeia seja pequena.
- No caso de um ataque com poucas ferroadas, deve-se aplicar compressas frias com gelo ou analgésico.
- Quanto mais escura a sua roupa, tanto mais elas podem atacar. Cores escuras alvoroçam as abelhas, que só enxergam direito as cores mais escuras. É por esse motivo que a maioria dos macacões de apicultor são brancos ou claros, porque essas cores as acalmam.
- Quando as ferroadas são muitas, a vítima deve ser conduzida imediatamente ao hospital.
Deixe um comentário