Home » Pedro Gomes: Fim de Ano; Missa do Galo acontecerá no domingo às 20h na igreja matriz

Pedro Gomes: Fim de Ano; Missa do Galo acontecerá no domingo às 20h na igreja matriz

por Paulo Da Silva
0 Comente

Missa especial também ocorrerá na comunidade São Francisco às 9h.

A tradicional Missa do Galo, realizada para celebrar o nascimento de Jesus, será realizada na igreja matriz às 20h deste domingo.

Antes disso, às 9h da manhã uma missa natalina será celebrada na comunidade do bairro Marcelino, na igreja São Francisco. Cânticos e proclamação das escrituras sagradas que enaltecem a vinda de Jesus ao mundo.

Diferente do que ocorre no Vaticano-, que inicia a celebração uma hora antes da meia noite, em Pedro Gomes, a missa acontecerá às 20h, na igreja matriz. Será celebrada pelo pároco José Aparecido, que se prepara para deixar o comanda da igreja local. Na segunda-feira, 25 haverá apenas missa no período da noite, às 19h.

Missa do Galo

A missa do galo foi instituída no século V, rezada à meia noite do dia 24 de dezembro, tendo recebido tal nome por se dizer que na hora da celebração da Eucaristia um galo cantou fortemente anunciando a vinda do Messias. A igreja católica realiza essa missa desde o ano 330 d.C, na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma na Itália, e o galo a concebe por representar vigilância, fidelidade e testemunho cristão.

O nome “Missa do Galo” teve origem no fato de Jesus ser considerado o sol Nascente que veio nos visitar, clareando a escuridão. Por isso, nas igrejas mais antigas, há um galo em seus campanários para representar a Luz Divina.

O galo também caracteriza o nascer do sol e o seu canto simboliza o amanhecer, comemorado pelos pagãos, como forma de agradecer ao Deus-Sol o surgimento do sol após o longo período de inverno.

você pode gostar

Deixe um comentário

Aqui, mergulhamos no mundo das notícias e informações, trazendo para vocês uma plataforma dedicada a relatar os eventos mais relevantes e impactantes que ocorrem em nosso cenário local, nacional e internacional.

 

Somos apaixonados por compartilhar histórias importantes, investigar acontecimentos, analisar os fatos e apresentar uma visão completa e imparcial dos acontecimentos que moldam o nosso mundo.

Feito com  pelo time VCONLINE

You cannot copy content of this page