por:Paulo da Silva
O vereador Reges de Paula(PP) que comanda a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores em Pedro Gomes escondeu a influência do candidato derrotado, Normando Mota(PSDB) na contratação de Thayene Lima dos Santos, Polliany de Souza Moreira e Douglas Gonçalves de Carvalho. Todos eram empregados na antiga gestão William Fontoura (PP).
Paira a suspeita que o acordo para que Reges conseguisse os votos necessários para assumir o comando da Casa, passou pelo crivo de Normando. A reunião que definiu apoio crucial a Reges foi no consultório do Contador que perdeu o pleito para Murilo Jorge (PL) nas últimas pelejas eleitorais. Em troca de apoio, Reges teria que ‘abrigar’ Thayene, Polliany e Douglas que teriam ficados desesperados por perder a boquinha na prefeitura.

Os cargos garantem gordos salários entre outros benefícios como gratificações e diárias. Os vencimentos podem aproximar dos salários dos próprios vereadores, que beira os R$ 6 mil.
A resposta de Reges se deu pela manifestação do vereador Rudimar Felix(PL) que tentou se esquivar de qualquer responsabilidade nas contratações. Confira vídeo:
Entretanto, o parlamentar na condição de representante do povo tem responsabilidades, pois na prática é um representante do povo que na certa não concorda com as contratações na Casa de Leis feita por conta de apadrinhamento político.
Competência?
Reges declarou que as contratações foram por competência e tentou alfinetar a gestão Murilo que tem maior liberdade para escolher seu secretariado observando critérios técnicos e políticos. Murilo escolheu o secretariado em sintonia com seu plano de governo. Reges não. Foi por acordos. Se não o fosse, então ele teria que fazer um concurso público ou mesmo um processo seletivo para escolher seu pessoal. Fato que não ocorreu.

O que houve foi a inegável influência Normando que está derrotado politicamente, mas não morto-, fez Reges sentar na cadeira da presidência da Casa. Como se mandasse um recado ao prefeito Murilo-, de que ele atua como um manipulador e poderá até sabotar-, caso queira a gestão Murilo. Em tempo, o prefeito está vulnerável na Casa diante da inexperiência dos vereadores da situação: Rudimar e Maninho.
Críticas nas redes sociais.
Se na Casa, a maioria silenciaram sobre as contratações, as redes sociais mandaram seu recado. Foram várias as manifestações contrárias aos vereadores pela contratação do trio de William.
O leitor Emersom Morais escreveu: “Ainda quero ver nossos coletores de lixo ganhar o salário de vereador, pois eles sim pra mim são importantes pro município”, ironizando a contratação dos três da antiga gestão William. Elzanir Martins, ironizou: “Padrinhos de alto nível”. “Isso é uma falta de respeito com o povo. Vergonha”, descreveu Marcos Chiavoloni.
Leila Menezes. “Os acertos políticos da nisso. Uma cidade desse tamanho, e o tanto que trabalham , já é muito ter 9 vereadores, agora precisam de assessores”.
Marcolino Inácio Da Silva, radicalizou. “Isso é que dá votar nesses vereadores vagabundos que oferece até o C…. em troco de voto.
Houve elogios pelas contratações. Foram de forma modesta e que reconheciam a suposta competência das contratadas. Maura Góis escreveu. “Parabéns Poliane e Tayene meninas de bem competentes e educadas”. Evillyn Clarindo. “Grupo de pessoas competentes”.
Por fim, o socorro que Reges deu aos desalojados de William confirma a tese de que quem tem padrinho não morre pagão. Entretanto, o povo pedrogomense na sua maioria discorda e faz ressoar; a voz do povo é a a voz de Deus.
Deixe um comentário