Tempo frio e seco, mais fogo, deixa moradora revoltada.
por Paulo da Silva
Margarete Ferreira de Carvalho, moradora da Vila São Luiz, usou as redes sociais para protestar e denunciar o hábito, embora comum, mas criminoso de colocar fogo em lixos no quintal da casa. No caso o fogo foi posto num terreno de chácara e ganhou proporções gigantescas ‘envenenando’ o ar.
Para quem ainda não sabe, colocar fogo em lixos ou mesmo no quintal de casa é crime podendo levar à prisão. Conforme a Lei de Crimes Ambientais, nº 9.605 de 1998, em seu artigo 54, descreve o crime de poluição, que consiste no ato de causar poluição, de qualquer forma, que coloque em risco a saúde humana ou a segurança dos animais ou destrua a flora.
A queimada de lixo doméstico, que emite poluição na forma de fumaça, causa risco de incêndio para as habitações locais, destrói a vegetação e pode causar a morte de animais que ocupem as redondezas.
Atualmente com o tempo com baixas temperaturas e sem chuvas piora o clima, sendo um agravante para a atuação policial que devem ser acionados. Moradores, principalmente idosos e crianças sofrem as consequências por conta da fumaça inalada.
Importante ressaltar que não existe nenhuma campanha por parte da prefeitura e seus segmentos ao tocante da conscientização da não realização de queimadas em vias públicas.
Deixe um comentário