quinta-feira , 15 janeiro 2026
Lar ♦BRASIL Ministério da Saúde confirma primeiro caso de coronavírus no Brasil
♦BRASIL

Ministério da Saúde confirma primeiro caso de coronavírus no Brasil

Ministro concede entrevista coletiva sobre o assunto.

Agência Brasil

O Ministério da Saúde confirmou, hoje (26), o primeiro caso de um brasileiro infectado pelo novo coronavírus (Covid-19). No momento, há vinte casos suspeitos da doença no país. Cinquenta e nove casos suspeitos foram descartados.

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, durante reunião com secretários de Saúde dos estados e capitais de todo o país para tratar da situação do novo coronavírus

Trata-se de um homem de 61 anos, morador da cidade de São Paulo, que esteve na região da Lombardia, no norte da Itália, entre os dias 9 e 21 de fevereiro. Ao retornar da viagem, na última sexta-feira (21), o paciente apresentou os sinais e sintomas compatíveis com a doença (febre, tosse seca, dor de garganta e coriza).

Atendido no Hospital Israelita Albert Einstein na segunda-feira (24), o homem foi submetido a exames clínicos que apontaram a suspeita de infecção pelo vírus. Com resultados preliminares realizados pela unidade de saúde e de acordo com o Plano de Contingência Nacional, o hospital enviou a amostra para o laboratório de referência nacional, Instituto Adolfo Lutz, para contraprova. “Agora é que vamos ver como este vírus vai se comportar em um país tropical, durante o verão”, disse hoje o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

“Como vai ser o padrão de comportamento deste vírus, que é novo e tanto pode manter o mesmo padrão de comportamento de transmissão que apresentou no hemisfério Norte, onde, nesta época, está fazendo frio”, disse hoje o ministro.

Na última sexta-feira (21), as autoridades italianas notificaram nove óbitos, o que levou o governo brasileiro a incluir a Itália entre os países onde a doença está se espalhando e há risco de infecção.

De acordo com o Ministério da Saúde, no mundo, já foram registrados mais de 80,2 mil casos do coronavírus em 34 países. Foram registradas 2,7 mil mortes causadas pela doença, sendo que os casos mais graves são aqueles que afetam pessoas com mais de 60 anos.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

♦BRASIL

Genial/Quaest: Lula venceria em todos os cenários de 1º e 2º turnos

Levantamento traz os principais candidatos ao pleito, como Lula, Flávio Bolsonaro, Tarcísio...

♦BRASIL♦POLÍCIA

Ex-diretor da PRF é preso no Paraguai após tentativa de fuga

Silvinei Vasques tentou fugir do Brasil após ser condenado, na semana passada,...

♦BRASIL

Raio atinge prédio da PF em Brasília onde Bolsonaro está preso e imagem viraliza

Registro foi feito no local onde o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está...

♦BRASIL♦ELEIÇÕES 2024♦PEDRO GOMES♦SONORA

Lula lidera todos os cenários de primeiro e segundo turno, diz pesquisa

Levantamento foi divulgado pelo CNT/MDA nesta terça-feira (25) 247 Pesquisa CNT/MDA divulgada...