Os cinco leitos estão disponíveis para tratamento de pacientes de Covid-19.
Prefeitura Municipal de Coxim
A população da região Norte de Mato Grosso do Sul passa a contar a partir deste sábado (11 de julho) o serviço de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Regional de Coxim “Dr. Álvaro Fontoura Silva”, a maior unidade de saúde da região. Os cinco leitos estão disponíveis para tratamento de pacientes de Covid-19.
O novo serviço foi inaugurado na manhã deste sábado pelo prefeito de Coxim, Aluizio São José; o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende; pelo secretário municipal de Saúde Pública, Franciel Oliveira; e pelo vereador Edmir Cândido, que representou todos os 13 vereadores da Câmara Municipal.
A Unidade de Terapia Intensiva é uma área destinada à internação de pacientes graves, que requerem atenção profissional especializada de forma contínua, materiais específicos e tecnologias necessárias ao diagnóstico, monitorização e terapia.
A UTI foi montada ao lado do centro cirúrgico e conta com 22 bombas de infusão, cinco ventiladores mecânicos fixos, quatro aspiradores, cinco monitores multiparâmetros, cinco camas, cinco colchões, cinco mesas de mayo e um desfibrilador.
A equipe especializada é da própria unidade de saúde e foi devidamente capacitada, sendo formada por quatro enfermeiros, 12 técnicos de enfermagem, quatro médicos, além de fisioterapeutas, nutricionista, farmacêutico e demais funcionários e colaboradores do Hospital.
O prefeito de Coxim, Aluizio São José, destacou a importância que a UTI dispõe à população: “Com esse novo serviço, esperamos estar mais preparados para o combate a essa nova doença que vem assolando todo o mundo. Esperamos que ninguém necessite utilizá-la mas se preciso for, está à disposição para salvar vidas”.
Fonte: Fabio Pellegrini – DRT/MS 116-06