Projeto é pioneiro em cidades da região norte de Mato Grosso do Sul. Pioneirismo será copiado por Sonora que já estuda implantação de videomonitoramento.
por:Paulo da Silva
Uma boa notícia que irá nos trazer orgulho e satisfação. A cidade pedrogomense é a pioneira na região norte de Mato Grosso do Sul a ter um sistema de videomonitoramento. O delegado da Polícia Civil, Dr. Murilo Jorge acompanhou nesta terça-feira (3), os trabalhos de técnicos que fizeram as instalações das câmeras na torre principal e centro num dos pontos considerados estratégicos de Pedro Gomes.
Gradativamente o projeto se estenderá para os bairros; Santo Antônio, São Luiz e Marcelino. A região da comunidade da Boa Vista também será monitorada.
O sistema auxiliará na vigilância do município, com monitoramento 24 horas, fornecendo dados qualificados para resoluções de crimes e ocorrências. A central de monitoramento funcionará na sede das polícias Civil e Militar pedrogomense onde as imagens serão armazenadas.
A totalidade de câmeras instaladas não foram divulgados pela polícia, pois faz parte da estratégia policial no intuito de coibir eventuais crimes. Elas serão de boa resolução, com zoom óptico e recurso de visão noturna, permitindo a aproximação dos vídeos e a identificação de situações e pessoas com qualidade, mesmo durante a noite.
O sistema de monitoramento por câmeras atuará principalmente como forma de coibir o tráfico de drogas, além de tentar resolver situações de conflito antes que evoluam para um homicídio por exemplo.
O projeto foi amplamente apresentado e discutido com a população. Sob a liderança do delegado Murilo e por meio do Conselho Comunitário de Segurança o projeto foi levado através de emissoras de rádios e encontros comunitários na comunidade.
O projeto inicial é que sejam instaladas 40 câmeras espalhadas pela cidade, em pontos escolhidos com base em estatísticas criminais e questões técnicas. O valor total do material terá um custo aproximado de R$ 90 mil que serão viabilizados por empresários, comerciantes e a população em geral.
Deixe um comentário