terça-feira , 3 fevereiro 2026
Lar ♦BRASIL Assembleia Legislativa aprova projeto para contratação de profissionais em áreas específicas da educação em MS
♦BRASIL

Assembleia Legislativa aprova projeto para contratação de profissionais em áreas específicas da educação em MS

Projeto segue para a sanção do Governo do Estado.

Aprovado hoje (12) pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems), o Projeto de Lei Complementar 3/2022, que altera parcialmente  o Estatuto dos Profissionais da Educação Básica do Estado de Mato Grosso do Sul.

O projeto que segue para a aprovação do executivo possibilita a contratação de profissionais sem ensino superior para atender demandas específicas em MS.

Segundo o projeto de emenda complementar, na ausência de professor habilitado com ensino superior, profissionais com formação média (normal ou nível médio), e com capacitação profissional específica, poderão contratar.

De acordo com o projeto, as contratações serão reconhecidas por órgãos competentes para atenderem as especificidades pedagógicas aos objetivos das diferentes etapas e modalidades da educação básica.

Conforme o Projeto de Lei Complementar, os profissionais contratados terão suas capacidades atestadas pelos centros de ensino contratantes.

A emenda aprovada por unanimidade pelos parlamentares em plenário e acatada pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

O texto abrange educação indígena, e especifica a contratação de profissionais que auxiliem estudantes com alguma deficiência.

“..pessoas que exerce atividade de alimentação, higiene e locomoção do estudante com deficiência e atua em todas as áreas regulares com as quais se fizer necessária em todos os níveis e modalidades de ensino, em universidades públicas e privadas, excluídas as técnicas ou outros procedimentos identificados com profissões legalmente estabelecidas.”

Ao Correio do Estado, a Secretaria de Estado e Educação  disse que  a pasta prima pela contratação de profissionais com ensino superior, entretanto, segundo eles, comunidades específicas, como as etnias indígenas, quilombolas e comunidades do campo, necessitam de profissionais para suprir às demandas educacionais.

A secretaria se comprometeu em enviar os dados atualizados. Cabe ressaltar que o projeto segue à sanção do Governo do Estado.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previsão do tempo

Artigos relacionados

♦BRASIL

Genial/Quaest: Lula venceria em todos os cenários de 1º e 2º turnos

Levantamento traz os principais candidatos ao pleito, como Lula, Flávio Bolsonaro, Tarcísio...

♦BRASIL♦POLÍCIA

Ex-diretor da PRF é preso no Paraguai após tentativa de fuga

Silvinei Vasques tentou fugir do Brasil após ser condenado, na semana passada,...

♦BRASIL

Raio atinge prédio da PF em Brasília onde Bolsonaro está preso e imagem viraliza

Registro foi feito no local onde o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está...