Município alcança 8ª colocação no IQE, que ajuda a garantir melhoria no ensino público do Estado.
por: Redação, com Assessoria
A Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso do Sul divulgou os resultados do Índice de Qualidade da Educação da rede pública (IQE) e destacou Sonora no 8º lugar entre os 79 municípios do estado.
O gerente municipal de Educação, Josevam Lopes do Nascimento, explica que “o bom resultado revela avanços significativos na aprendizagem dos alunos e na gestão pedagógica das escolas municipais, um reflexo dos investimentos no processo de ensino e aprendizagem feitos ao longo dos últimos anos”. Desde 2022, a rede pública de ensino de Sonora realiza um trabalho conjunto com a Aprende Brasil Educação. A parceria tem proporcionado suporte técnico contínuo, com foco no fornecimento de livros didáticos integrados, assessoria e acompanhamento pedagógico, formações continuadas para professores e avaliações regulares ferramentas como o hábile e o Sondar e em ações que promovem o engajamento de alunos e famílias no processo educacional. Além disso, a gestão tem acesso ao Sistema de Monitoramento Educacional do Brasil (Simeb).
Para a diretora pedagógica da Aprende Brasil Educação, Acedriana Vogel, a conquista evidencia o impacto positivo de políticas públicas bem direcionadas. “Ver Sonora entre os dez melhores municípios do estado é uma conquista importante, que demonstra o comprometimento da rede com uma educação pública de qualidade e com foco no futuro das novas gerações”, destaca.
O IQE aplica avaliações para estudantes da rede como forma de monitorar a qualidade educacional e implementar mudanças que ajudem a melhorar o ensino. Com essa conquista, Sonora passa a servir de exemplo para outros municípios que buscam melhorar seus indicadores educacionais. A expectativa agora é manter o ritmo de evolução e investir ainda mais na valorização dos professores, na estrutura das escolas e em políticas educacionais sustentáveis que assegurem o sucesso de todos os alunos.
“Sonora tem investido em metodologias inovadoras, monitoramento de dados educacionais e acompanhamento individualizado dos estudantes. A meta agora é avançar ainda mais no ranking estadual, promovendo a equidade e assegurando que cada aluno tenha acesso a um ensino significativo e transformador”, finaliza Nascimento.
Deixe um comentário