Lar ♦BRASIL PISO SALARIAL ENFERMAGEM: Após eleição de Lula, entenda mudanças sobre o piso salarial da enfermagem
♦BRASIL

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: Após eleição de Lula, entenda mudanças sobre o piso salarial da enfermagem

Confira posicionamento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a aplicação do piso salarial da enfermagem no País após eleição.

JC

Lula foi eleito para seu terceiro mandato como Presidente da República – FOTO: RICARDO STUCKERT

Após o fim das eleições presidenciais, que consagraram a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), confira o posicionamento de Lula sobre o piso salarial da enfermagem.

O ex e futuro presidente Lula venceu com 50,90% dos votos válidos na noite deste domingo (30), após uma longa caminhada na qual que buscou se alinhar com as principais categorias do País.

O piso salarial da enfermagem foi uma das pautas citadas por Lula ao longo de sua candidatura, especialmente após a suspensão da lei do piso, que sofreu duras críticas do futuro presidente.

A suspensão de 60 dias do piso salarial da enfermagem foi decretada em 4 de setembro pelo ministro Roberto Barroso, do STF, e apoiada pela maioria dos líderes do Supremo após julgamento.

O motivo da interrupção temporária do piso salarial da enfermagem foi uma suposta falta de verbas para as instituições públicas e privadas custearem o reajuste.

Diante disso, novas propostas de soluções orçamentárias foram apresentadas no Senado Federal e estão sendo votadas pelos representantes da Casa e da Câmara dos Deputados.

PRONUNCIAMENTO DE LULA SOBRE O PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM:

Em um discurso para apoiadores em Florianópolis, no dia 18 de setembro, o presidente Lula firmou um compromisso com a categoria da saúde após prometer cumprir o piso salarial da enfermagem.

“Se a gente ganhar, a gente vai ter que dar um jeito no Centrão, vai ter que mexer no orçamento secreto, vai ter que cumprir o piso da enfermagem”, disse Lula no discurso.

O uso de recursos do orçamento secreto para custear o piso salarial da enfermagem foi uma das propostas apresentadas no Senado, assinada pelo senador Jean Paul Prates (PT-RN).

O projeto prevê a realocação de cerca de R$ 10 bilhões do orçamento das Emendas de Relator (RP9) para áreas da saúde, como o financiamento do piso salarial da enfermagem.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

♦BRASIL

Habemus Papam: Robert Francis Prevost é eleito novo líder máximo da igreja Católica; ‘Leão 14’

Leão 14 Redação com G1 O cardeal Robert Francis Prevost foi eleito...

♦BRASIL♦PEDRO GOMES♦SONORA

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 8

 Com adicionais, valor médio do benefício está em R$ 668,73.  Agência Brasil...

♦BRASIL♦ÓBITOS♦PEDRO GOMES♦SONORA

Luto: Morre Papa Francisco aos 88 anos; 1º pontífice latino-americano

Religioso era argentino e fez de seu pontificado inclusivo. Acenou para comunidade...

♦BRASIL♦ELEIÇÕES 2024

Lula lidera contra Bolsonaro, Tarcísio, Michelle e Ciro, diz Datafolha

Instituto ouviu 3.054 pessoas entre terça (1º) e quinta-feira (3); margem de...