Redação com Assessoria
O prefeito de Pedro Gomes, delegado Murilo, questionado sobre o Transporte Escolar, abordou a situação do município. Ele explicou os desafios enfrentados, os planos para renovar a frota e as medidas adotadas para garantir que os estudantes não fiquem sem transporte.
Um dos principais problemas enfrentados pela administração municipal é a idade avançada dos ônibus que prestam serviço no transporte escolar. Muitos veículos estão deteriorados e não oferecem as condições ideais de segurança e conforto para os alunos.
No entanto, a renovação imediata da frota não era possível devido ao encerramento do contrato anterior, que estava em vigor até 29 de fevereiro de 2025. “O contrato estava vigente até essa data, e se eu simplesmente encerrasse tudo sem ter um novo processo licitatório pronto, as crianças ficariam sem transporte até junho”, explicou Murilo.
Diante dessa situação, a prefeitura optou por aditivar o contrato existente, prorrogando-o temporariamente por mais 90 dias. Durante esse período, será realizada uma nova licitação para locação de ônibus mais modernos e com melhores condições de uso com no máximo 10 anos, que ofereçam mais conforto e segurança para as crianças.
Aquisição de dois novos ônibus para a frota própria
Além da nova licitação, a prefeitura conseguiu a doação de dois ônibus novos para estimular o transporte escolar. O primeiro veículo foi obtido por meio do Governo do Estado e deve chegar até abril. O segundo foi conquistado por meio de uma emenda parlamentar do Deputado Federal Beto Pereira e tem previsão de entrega para junho.
“Esses dois ônibus serão incorporados à nossa frota própria e substituirão veículos que já estão muito desgastados. Ou seja, mesmo com a renovação da frota terceirizada, também teremos ônibus municipais mais novos rodando”, explicou o Prefeito.
Outro desafio enfrentado pela prefeitura foi a dificuldade em encontrar motoristas interessados em operar determinadas linhas, principalmente em regiões mais afastadas. Murilo relatou que a linha 16, que atende a região da Serra, ficou sem prestador de serviço devido à falta de detalhes no contrato.
“Tivemos problemas na linha 16 porque não temos ônibus e nem motorista disponíveis. Conseguimos resolver isso agora, colocando um ônibus da prefeitura para rodar nessa rota, mas foi um grande desafio”, afirmou.
Além do transporte escolar regular, a prefeitura também precisa garantir ônibus para os estudantes universitários que se deslocam para Coxim e Rio Verde. Atualmente, esses alunos utilizam veículos da frota municipal, mas a demanda é grande e precisa ser melhor organizada.
A prefeitura está trabalhando para renovar os contratos e trazer ônibus mais novos, garantindo um serviço mais seguro e eficiente aos alunos e pais que utilizam desse transporte.
Deixe um comentário