quarta-feira , 3 setembro 2025
Lar Sem categoria Cientistas descobrem que pior ano da história foi 536 d.C
Sem categoria

Cientistas descobrem que pior ano da história foi 536 d.C

Ansa

Não foi em 1348 com a Peste Negra, ou 1918 com a influência espanhola que matou entre 50 e 100 milhões de pessoas. Muito menos os anos da guerra e do Holocausto entre 1941 e 1945. O pior ano da história foi 536 d. C., data que marcou o início de um dos períodos mais difíceis da história da humanidade.

A revelação foi publicada em um estudo na revista “Science”, após um grupo de cientistas norte-americanos, liderado pelo arqueólogo e historiador da Universidade de Harvard, Michael McCormick, chegar à conclusão de que na época um “nevoeiro misterioso” caiu sobre a Europa, Oriente Médio e algumas regiões da Ásia durante 18 meses.

De acordo com a pesquisa, “na data, o Sol foi obscurecido e o clima foi abalado por um nevoeiro de cinzas que baixou drasticamente as temperaturas, arruinando as colheitas, causando fome e uma crise econômica de mais de um século”. “O sol emitia sua luz sem brilho, assim como a lua, durante todo o ano”, disse o historiador bizantino Procópio de Cesareia do século VI. Segundo ele, “desde o início, nem a guerra, nem a peste, nem qualquer outra calamidade, que causava a morte, cessaram entre as pessoas. O que veio a ser chamado de Peste de Justiniano espalhou-se rapidamente”.

A pesquisa revelou que durante o reinado de Justiniano (527-565 d.C.), especificamente no ano de 541, ocorreu uma epidemia global de peste que deixou cerca de 100 milhões de mortos em todo Oriente e 25 milhões na Europa.

Em outro estudo publicado na revista Antiquity, os cientistas explicaram que o enigma sobre a “nuvem misteriosa” foi descoberto “através da análise detalhada das geleiras localizadas entre a Itália e a Suíça. Desta forma, traços de uma erupção vulcânica muito poderosa foram encontrados na Islândia, cujas cinzas se espalharam por todo o hemisfério norte no início de 536”.

A partir desse momento, uma sequência infeliz de acontecimentos piorou as coisas. Como evidenciado pelos núcleos de gelo coletados na Groenlândia e na Antártida, houve outras duas poderosas erupções. Segundo os pesquisadores, foram as erupções vulcânicas que resultaram a série de desastres.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Sem categoria

TV: William Bonner deixará Jornal Nacional; César Tralli assumirá bancada

Haverá mudança também na editoria. por: Paulo da Silva, foto- TV Globo...

Sem categoria

Pedro Gomes: Polícia Militar é acionada para atender ‘treta da madrugada’ que teve ameaça, facão e tiros

A Polícia Militar foi acionada para atender uma situação confusa na rua...

Sem categoria

Sonora: Atuação conjunta das Polícias de Ponta Porã e Sonora, prende homem por tráfico de drogas.

Em ação conjunta realizada nesta sexta-feira (22), Policiais Civis da Seção de...

Sem categoria

URGENTE: PF cumpre busca e apreensão contra Silas Malafaia e proíbe o pastor de deixar o país

PF investiga pastor bolsonarista por obstrução de justiça no âmbito da trama...