terça-feira , 1 julho 2025
Lar ♦BRASIL Capital acreana fica em alerta com transbordamento do Rio Acre
♦BRASIL

Capital acreana fica em alerta com transbordamento do Rio Acre

Previsão é que nível do rio suba mais até as 23h de hoje.

Agência Brasil

A cheia do Rio Acre mantém a capital acreana, Rio Branco, em estado de atenção. Desde ontem (8), o rio ultrapassou a cota de transbordamento, de 14 metros, e, Segundo o Serviço Geológico do Brasil, o nível deve atingir 14,55 metros às 23h de hoje (9).

Sérgio Vale/Agência de Notícias do Acre

Segundo o governo estadual, ao meio-dia de hoje, o nível do Rio Acre já atingia 14,29 metros. Ao percorrer trechos do curso d´água a bordo de uma lancha do Corpo de Bombeiros, o vice-governador Major Rocha e o secretário estadual de Assuntos Estratégicos, Thiago Caetano, verificaram que diversos bairros localizados às margens do rio já estavam alagadas, assim como algumas localidades na zona rural da capital.

A elevação do nível de água no Rio Branco esta semana já deixou 50 famílias desalojadas em Brasileia e cinco em Rio Branco. Diante da preocupação com a situação, o vice-governador garantiu que todo o aparato estatal está de prontidão para, se necessário, socorrer e prestar assistência à população afetada pelo transbordamento do rio.

“Temos uma preocupação muito grande com o período que enfrentamos, que é de cheia dos nossos rios. É necessário fazer esse monitoramento constante. Saber como está o regime de águas e ver também os impactos da cheia nesse período na zona urbana e na zona rural”, disse o vice-governador.

Em Brasileia, onde o Rio Acre transbordou na última quarta-feira (8), a expectativa é que a situação retroceda, em função da vazante. Pela  manhã, as águas já haviam baixado para 9,20 metros no município.

A orientação da Defesa Civil estadual é que as famílias, caso precisem se retirar, se alojem em casas de parentes ou procurem os abrigos construídos no parque de exposições da capital. Além disso, é preciso redobrar os cuidados, principalmente com crianças, em razão do aparecimento de animais peçonhentos. Também deve-se evitar contato com a água e locais energizados.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

♦BRASIL

Chuvas obrigam quase 8 mil pessoas a deixarem suas casas no RS

Chega a 18 o número de municípios que decretaram estado de emergência...

♦BRASIL

Habemus Papam: Robert Francis Prevost é eleito novo líder máximo da igreja Católica; ‘Leão 14’

Leão 14 Redação com G1 O cardeal Robert Francis Prevost foi eleito...

♦BRASIL♦PEDRO GOMES♦SONORA

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 8

 Com adicionais, valor médio do benefício está em R$ 668,73.  Agência Brasil...

♦BRASIL♦ÓBITOS♦PEDRO GOMES♦SONORA

Luto: Morre Papa Francisco aos 88 anos; 1º pontífice latino-americano

Religioso era argentino e fez de seu pontificado inclusivo. Acenou para comunidade...