segunda-feira , 13 abril 2026
Lar ♦BRASIL Arcebispo Desmond Tutu, ícone da luta contra o apartheid, morre aos 90 anos na África do Sul
♦BRASIL

Arcebispo Desmond Tutu, ícone da luta contra o apartheid, morre aos 90 anos na África do Sul

Religioso, ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 1984, faleceu em decorrência de complicações relacionadas a um câncer de próstata.

247

O arcebispo sul-africano Desmond Tutu, ganhador do Prêmio Nobel da Paz, faleceu na  madrugada deste domingo (26) aos 90 anos em decorrência de complicações relacionadas a um câncer de próstata. “No final das contas, aos 90 anos, ele morreu pacificamente no Oasis Frail Care Centre na Cidade do Cabo esta manhã”, disse a doutora Ramphela Mamphele, presidente interino do Archbishop Desmond Tutu IP Trust e Coordenador do Office of the Archbishop em uma declaração em nome da família.

Desmond Tuti ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 1984 em função de sua oposição de resistência não violenta ao apartaheid, regime da minoria branca que governava a África do Sul. Após o fim do apartheid, ele presidiu uma Comissão de Verdade e Reconciliação com o objetivo de revelar e identificar os crimes cometidos pelo regime.

“O falecimento do arcebispo emérito Desmond Tutu é outro capítulo de luto na despedida de nossa nação a uma geração de notáveis ​​sul-africanos que nos legou uma África do Sul libertada”, lamentou o presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

♦BRASIL

Governo antecipa 13º salário de aposentados do INSS para abril e maio

Decreto foi assinado pelo presidente Lula Agência Brasil O presidente Luiz Inácio...

♦BRASIL♦ELEIÇÕES 2026

Lula e Flávio Bolsonaro aparecem empatados no 2º turno, diz Meio/Ideia

No 1º turno, ambos aparecem com ampla vantagem sobre os demais candidatos...

♦BRASIL

Brasil: Redução da jornada de enfermeiros para 36 horas semanais vai ao Plenário

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou nesta quarta-feira (8) proposta...

♦BRASIL♦ELEIÇÕES 2026

Eleições 2026: Onze governadores renunciam para disputar eleições de outubro

Primeiro turno das eleições será em 4 de outubro por: Agência Brasil...