Grande parte da vereança pedrogomense, além de assessores e até o jurídico da Câmara de Vereadores da cidade estão em Campo Grande para um curso que vai de hoje, 24 até o final de semana, dia 26 de setembro. O torra-torra de diárias corre solta na atual legislatura da Casa de Leis. Diárias são benefícios que os vereadores e assessores pegam para custear gastos excedentes fora do município.
O dinheiro extra pode ser usado para fazer cursos e participar de seminários. Grande parte dos pedrogomense desconfiam que essas diárias sejam de fato um extra para complementar o salário do vereador e não tem nada de curso, ou mesmo seminário. Desconfiam que é só uma forma de por a mão no dinheiro do contribuinte.
O pedrogomense mais atento torce para que o Tribunal de Contas do Estado volte seus olhos para a gastança da vereança. O próprio órgão fiscalizador oferece esses cursos de forma gratuita e até online. Ou seja, sem a necessidade do vereador se deslocar para a Capital. A farra das diárias não vai demorar para entrar na mira do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) que exige que os pagamentos tenham critérios fixados.
Desta vez cada ‘nobre vereador’ embolsou R$3.223,64 por dia de curso. O treinamento se estende a assessores da Casa ao custo de R$2.417,73 por dia. É o caso de Thayene Lima dos Santos uma das que foi ‘desalojada’ do cargo da prefeitura com o fim da gestão William, caiu nas graças de Reges! Ganhou um pomposo cargo na Câmara com gordo salário e graúdas diárias com a ascendência do vereador ao comando da Casa. Ela também, pasmem, tirou o ex-prefeito William Fontoura para dançar na última festança promovida pelo então prefeito. Tem foto e vídeo dos dois agarradinhos, balançando o esqueleto. O caso gerou conversas das mais variadas nas esquinas e até debates acalorados pelas tomadoras de mate da cidade-, muitas que de manhã bem cedinho tomam mate pelando de quente-, para esquentar a língua pra poder falar mal dos outros! Surpreendem mais ainda, pois nunca viram o ex-prefeito dançar nem uma moda de viola daquelas bem antigas, com as inúmeras dançarinas da turma que participa da Melhor Idade. Dança de quadrilha, então nem pensar. Nunca se viu em terras amarra cabelenses!
Pois bem. Voltando as diárias. Os supostos cursos que são feitos na Capital, Campo Grande também são arcados com recursos do contribuinte pedrogomense. Há suspeitas que vereadores nem sequer participam dos tais cursos, se beneficiando apenas das gordas diárias que parecem ser para complementar os salários dos mesmos que já são altos para os padrões de Pedro Gomes. Os detalhes da gastança estão disponíveis no Portal da Transparência:
A gente sempre aprende, mas…
Como entender que vereadores do velho Amarra Cabelo com incontáveis mandatos ainda precisam aprender o básico; controle das contas públicas-, objetivo central do curso!? Vereadores como Sandoval de Oliveira (MDB) que encheu a mão em cargos de vereança; 7 mandatos por exemplo, está sentadinho como um aluno obediente, ouvindo horas a fio de algo que em tese ele deve dominar como ninguém nessa cidade, afinal de contas são 7 mandatos! Reges que comanda a casa 4 mandatos, Nicanor 4 e Biro Tetê que retornou a Casa de Leis pelo visto esqueceu tudinho-, tem que repetir curso para dar conta do recado. Isso as custas do meu, do seu, do nosso suado dinheirinho.
Deixe um comentário