Redação com Folha
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ao STF (Supremo Tribunal Federal) nesta terça-feira (18) pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet. Ele é acusado de liderar uma tentativa de golpe de Estado, após perder as eleições para o presidente Lula e tentar impedir a posse do atual presidente.
O ex-presidente que também está inelegível foi acusado pela PGR (Procuradoria- Geral da República) de praticar os crimes de tentativa abolição violenta do Estado Democrático de Direito e de golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça contra patrimônio da União, deterioração do patrimônio tombado, além de participação em uma organização criminosa.
Denúncia divididas
Bolsonaro foi denunciado em cinco peças, relacionadas às suspeitas na trama golpista após a derrota em 2022. Outras 33 pessoas foram denunciadas.
E agora?
Caberá agora o STF avaliar se aceita a denúncia e transforma os acusados em réus. Essa análise deverá ser feita pela Primeira Turma da Corte, que é composta pelos ministros Alexandre de Moraes, Luiz Fux, Cármen Lúcia, Cristiano Zanin e Flávio Dino. Se a denúncia for aceita, o processo correrá no Supremo sob a relatoria de Moraes, até o julgamento que decidirá pela condenação ou absolvição dos acusados.
Deixe um comentário