quinta-feira , 2 julho 2026
Lar ♦BRASIL Ministério da Saúde declara emergência em saúde em território yanomami
♦BRASIL

Ministério da Saúde declara emergência em saúde em território yanomami

Objetivo é combater crise sanitária que já matou mais de 500 crianças.

por: Agência Brasil

O Ministério da Saúde declarou Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional para combate à desassistência sanitária dos povos que vivem no território indígena Yanomami, em Roraims. A portaria foi publicada na noite desta sexta-feira (20) em edição extra do Diário Oficial da União.A pasta também instalou o Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE – Yanomami), que estará sob responsabilidade da Secretaria de Saúde Indígena (SESAI), e anunciou o envio imediato de cestas básicas, insumos e medicamentos.

Entre outros, o comitê será o responsável por coordenar as medidas a serem empregadas durante o estado de emergência, incluindo a mobilização de recursos para o restabelecimento dos serviços de saúde e a articulação com os gestores estaduais e municipais do Sistema Único de Saúde.

Desde a última segunda-feira (16), equipes do Ministério da Saúde se encontram no território indígena Yanomami. A região tem mais de 30,4 mil habitantes. “O grupo se deparou com crianças e idosos em estado grave de saúde, com desnutrição grave, além de muitos casos de malária, infecção respiratória aguda (IRA) e outros agravos”, informou a pasta.

As equipes devem apresentar um levantamento completo sobre a crítica situação de saúde dos indígenas. A terra indígena Yanomami é a maior do país, em extensão territorial, e sofre com a invasão de garimpeiros. O povo da região vive uma crise sanitária que já resultou na morte de 570 crianças por desnutrição e causas evitáveis, nos últimos anos.

Levantamento feito pelo Ministério da Saúde registrou três óbitos de crianças indígenas nas comunidades Keta, Kuniama e Lajahu entre 24 e 27 de dezembro de 2022. No ano de 2022, foram registrados 11.530 casos confirmados de malária na terra Yanomami.

Neste sábado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministros de Estado visitam Roraima, para ver de perto a situação dos indígenas. Também na noite de ontem (20), Lula institui o Comitê de Coordenação Nacional para Enfrentamento à Desassistência Sanitária das Populações em Território Yanomami. O objetivo do grupo é discutir as medidas a serem adotadas e auxiliar na articulação interpoderes e interfederativa.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

♦BRASIL♦ENTRETENIMENTO♦ÓBITOS

Morre Hikaru Kurosaki, o eterno Jaspion, aos 64 anos

Ator japonês ficou conhecido por interpretar o protagonista da série “O Fantástico...

♦BRASIL

Vacina da dengue do Butantan suspensa temporariamente: o que fazer se você tomou o imunizante

Ministério da Saúde recomenda acompanhamento médico para pessoas vacinadas nos últimos 21...

♦BRASIL♦ELEIÇÕES 2026

Eleições 2026: Pesquisa Datafolha; Dark Horse tem efeito catastrófico para Flávio; contra todos, Lula lidera

A pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (22/5) mostra o presidente Luiz Inácio...

♦BRASIL

Novo RG: o que acontece com quem não trocar até 2032 em MS

Troca não é obrigatória agora, mas quem deixar para a última hora...