sexta-feira , 18 outubro 2024
Lar ♦BRASIL Coronavac chega, mas não é suficiente para todos com 2ª dose atrasada
♦BRASIL

Coronavac chega, mas não é suficiente para todos com 2ª dose atrasada

São 13,3 mil doses para todo o Estado e, só em Campo Grande, cerca de 30 mil pessoas aguardam 2ª dose.

Às 10h deste sábado (8), 13,3 mil doses da Coronavac devem desembarcar do Aeroporto Internacional de Campo Grande (CGR) e serão destinadas aos 79 municípios do Estado.

São aproximadamente 30 mil pessoas à espera apenas na Capital, informa a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) ao Correio do Estado. É pouca dose para muitas pessoas. Portanto, a prioridade é para pessoas que estão com agendamento da segunda dose marcado há mais tempo.

Algumas pessoas aguardam pela segunda dose há mais de 45 dias, ultrapassando o recomendado pelo laboratório, que é de 28 dias entre as doses.

Em Campo Grande, o público que receberá a segunda dose será definido nas próximas horas, de acordo com a SESAU.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), cerca de 128 mil pessoas aguardam pela segunda dose da Coronavac em todo o Mato Grosso do Sul.

A vacinação da segunda dose parou no público agendado para 21 de abril, nascidos entre janeiro e maio.

A retomada da imunização da segunda dose da Coronavac deve começar neste domingo de Dia das Mães (9). Ainda não se sabe o quantitativo de doses que será destinado à Capital.

De acordo com Resende, não haverá primeira dose da Coronavac. Todas as doses serão destinadas à pessoas que estão com a segunda dose atrasada.

O atraso de chegada de vacinas da Coronavac se deve à contratempos na importação do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) para fabricação da vacina pelo Instituto Butantan.

O Ministério da Saúde orienta que a população tome a segunda dose mesmo atrasada para completar o esquema vacinal e garantir a proteção adequada contra a Covid-19.

O infectologista André Barbosa explica ao Correio do Estado que o atraso na aplicação da segunda dose não traz riscos à saúde da população e não diminui a eficácia da vacina.

“Não existe um prazo determinado, é possível receber a segunda dose depois de uma semana, 12 dias, 15 dias, a proteção não vai mudar, será exatamente a mesma e a pessoa será imunizada”.

AstraZeneca

Mato Grosso do Sul recebeu três remessas de vacinas da AstraZeneca-Oxford, com 198.760 doses, no período entre 29 de abril à 6 de maio.

Assim como a Coronavac será destinada à pessoas com segunda dose atrasada, parte das doses da AstraZeneca também será. O anúncio foi feito pelo Ministério da Saúde, por meio de nota técnica.

Anteriomente, havia sido solicitado pelo Ministério que as doses da AstraZeneca enviadas aos Estados fossem destinadas à primeira dose.

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, fez o anúncio em live na manhã desta sexta-feira (7).

“Isso logicamente vai atrasar o avanço da imunização no nosso Estado. Agora temos essa nota técnica do Ministério solicitando que a gente reveja e coloque [a AstraZeneca] como D2”, afirma o secretário.

Vacinômetro

plataforma disponibilizada pela SES divulga em tempo real a situação do processo de imunização em cada município do Estado.

As pessoas podem informar-se a respeito quantas doses foram aplicadas (dose 1 e dose 2); percentual de vacinados; percentual de imunizados; grupos que já receberam a vacina; entre outros.

Segundo dados da ferramenta, 817.262 doses já foram aplicadas no Estado e 21,15% da população sul-mato-grossense está vacinada.

Mato Grosso do Sul é o segundo estado que mais vacinou no Brasil, perdendo apenas para o Rio Grande do Sul. Confira aqui o calendário atualizado de imunização na Capital.

Na capital, 304.855 doses já foram aplicadas, sendo 233.981 da primeira e 70.874 da segunda.

Com isso, 25,82% da população campo-grandense está vacinada. Os dados são do vacinômetro disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

♦BRASIL

Inscrições para concurso dos Correios começam nesta quinta

Provas estão previstas para o dia 15 de dezembro. por: Agência Brasil...

♦BRASIL♦ÓBITOS

Cid Moreira, primeiro apresentador do Jornal Nacional, morre aos 97 anos

O ex-âncora do telejornal estreou na bancada em 1969 TVpop Cid Moreira...

♦BRASIL

Conta de energia elétrica fica mais cara a partir de hoje

Entra em vigor a bandeira vermelha, com a tarifa mais alta do...

♦BRASIL

Anvisa proíbe medidor de pressão e termômetro com coluna de mercúrio

Resolução publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira por: Agência Brasil...

Página Protegida Por Direitos Autorais. Proibido Copiar!