segunda-feira , 8 junho 2026
Lar ♦BRASIL Pesquisadores identificam medicamento que reduz mortes por Covid-19
♦BRASIL

Pesquisadores identificam medicamento que reduz mortes por Covid-19

Estudo realizado pela Universidade de Oxford identificou taxas mais altas de sobrevivência em pacientes que precisaram de oxigênio.

Cientistas da Universidade de Oxford, na Inglaterra, afirmaram nesta terça-feira, 16, que foi identificado o primeiro medicamento comprovado a reduzir mortes por coronavírus. Um estudo clínico com a droga foi feito com 6.000 pacientes no Reino Unido e mostrou que a dexametasona, um corticoide, apresentou resultados positivos.

Em pacientes que receberam ventilação, a quantidade de mortes foi reduzida em um terço. No caso de pacientes que tiveram tratamento apenas com oxigênio, a redução de óbitos chegou a um quinto. Os cientistas disseram que não encontraram benefícios em pacientes que não precisaram de suporte respiratório.

De acordo com o secretário de Saúde do Reino Unido, Matt Hancock, os profissionais do Serviço Nacional de Saúde, o NHS, vão passar a usar a droga no tratamento contra a Covid-19. O governo começou a estocar dexametasona há alguns meses porque acreditava no potencial do medicamento e 200.000 doses estão disponíveis para a população.

Em um comunicado, o professor de doenças infecciosas emergentes na Universidade de Oxford e um dos autores do estudo, Peter Horby, afirmou que a “dexametasona é a primeira droga a mostrar uma melhoria na taxa de sobrevivência por Covid-19. O benefício de sobrevivência é evidente e eficaz em pacientes que estão doentes o suficiente para precisarem de tratamento com oxigênio”.

O professor afirmou que a dexametasona deveria se tornar o padrão de tratamento para estes pacientes, principalmente por ser considerada barata, amplamente disponível e poder ser usada imediatamente.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

♦BRASIL♦ELEIÇÕES 2026

Eleições 2026: Pesquisa Datafolha; Dark Horse tem efeito catastrófico para Flávio; contra todos, Lula lidera

A pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (22/5) mostra o presidente Luiz Inácio...

♦BRASIL

Novo RG: o que acontece com quem não trocar até 2032 em MS

Troca não é obrigatória agora, mas quem deixar para a última hora...

♦BRASIL

Flávio confirma encontro com Vorcaro após banqueiro ter sido preso

Segundo senador, reunião foi para encerrar participação em filme Agência Brasil O...

♦BRASIL

Cursos de enfermagem têm novas diretrizes curriculares

Formação deverá ser presencial e com duração de cinco anos. Agência Brasil...