domingo , 8 setembro 2024
Lar Sem categoria Vereadores e gerente de educação de Sonora participam de seminário sobre permanência do Fundeb
Sem categoria

Vereadores e gerente de educação de Sonora participam de seminário sobre permanência do Fundeb

Parlamentares e gerente foram a capital em apoio a causa e a classe.

por Assessoria

Os vereadores Jansem Peixoto Barbosa (PT) e Daniela Viana (PSDB), juntamente com a gerente de educação da prefeitura de Sonora, Graziele Souza Luz, estiveram na última segunda-feira (10), participando do seminário “Em Defesa da Fundeb”, realizado no centro de Convenções Rubens Gil de Camilo em Campo Grande.

Foto:Assessoria

Para Graziele a manutenção do Fundeb é essencial para o avanço da educação e de dos educadores do Brasil. Ela diz que sem esse apoio uma das partes mais afetadas é a formação continuada que hoje eleva a qualidade do ensino.
O Seminário colocou em pauta esforços da classe política e de educadores pela manutenção Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização do Magistério (Fundeb) que, somente no ano passado, destinou R$ 1,37 bilhão para Mato Grosso do Sul, e está previsto acabar em 2020.

O evento é uma iniciativa da Deputada Federal Rose Modesto, Vice-Presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados em Brasília, e contou com a Palestra Magna da Deputada Professora Dorinha Seabra que é relatora da Proposta à Emenda Constitucional 15/2015 que prevê a manutenção e a permanecia do Fundeb.

Foto:assessoria

Para a relatora da PEC 15/2015, deputada federal Dorinha Seabra a proposta visa a tornar o Fundeb permanente, e gradativamente, permitir que o governo federal injete mais recursos no setor, já que, atualmente, 90% dos recursos do fundo são de impostos estaduais e municipais. “A ideia é aumentar progressivamente o investimento do governo federal que, hoje representa 10% do fundo, e os outros 90% são de impostos dos municípios e Estados. A ideia é aumentar gradativamente, para 15%, 20% até 30% ou 40%”, conta a parlamentar de Tocantins.
Além da palestra da deputada, os participantes puderam ouvir da Secretaria Estadual de Educação, Maria Cecília Amendola da Mota como é a visão sobre o fundo para os secretários de educação. “Fundeb representa o principal meio de assegurarmos investimentos na educação, sem ele, não há Educação. A prorrogação e o aumento do investimento do governo federal é essencial para educação básica no Brasil”, relata a secretaria.

A intenção é que a PEC seja aprovada ainda neste semestre na comissão especial que trata do tema, para seguir aos plenários da Câmara e do Senado. Segundo a relatora, está sendo confeccionado um texto integrado entre as duas Casas Legislativa também ajudará a acelerar o projeto.
O debate contou com a contribuição de importantes entidades que representam a educação sul-matogrossense como FETEMS, ACP (Associação Campo-Grandense de Professores), Fórum das Entidades de Assistência Social, Conselho Municipal de Educação, Conselho Estadual do Fundeb, bem como a participação de Prefeitos, vereadores e Secretários Municipais de Educação de todo o Estado e profissionais da educação.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Sem categoria

Previsão do Tempo: Pedro Gomes terá mínima de 16ºC no sábado, 24 e pode até garoar

Qualquer pinguinho de chuva já é bem-vinda diante de uma das maiores...

Sem categoria

Previsão do Tempo: Semana começa fria mais calorão chega na sexta-feira, 16; sem chuvas

A semana começa com manhãs e noites geladas, mas vai terminar com...

Sem categoria

Pedro Gomes: Garoa e frio é o cenário da cidade nesta sexta-feira, 9.

Frente fria só deve perder força no meio da semana. A cidade...

Sem categoria

Pedro Gomes: Atenção tentativa de golpe em encomendas dos Correios; quatro pessoas já procuraram agência local

Ao menos quatro consumidores já procuraram a agência do Correios em Pedro...

Página Protegida Por Direitos Autorais. Proibido Copiar!